Pica-pau-anão-de-coleira

Informações do animal

Nome: Pica-pau-anão-de-coleira
Nome científico: Picumnus temminckii

Característica

Mede de oito a 10 centímetros e pesa de sete a 10 gramas. Possui uma coleira cor-de-canela e barras finas de preto e cinza nas partes inferiores. Apresenta dimorfismo sexual. As manchas da testa são vermelhas no macho e brancas na fêmea. O macho imaturo, já próximo da maturidade, apresenta barras das partes inferiores quase definidas e a testa sem manchas brancas.

Alimentação

Come pequenos insetos, como cupins, formigas, coliópteros e suas larvas.

Reprodução

Nidifica em buracos feitos em árvores mortas, não muito longe do solo. A fêmea é encarregada da incubação, enquanto o macho a alimenta. O casal se reveza na alimentação dos filhotes.

Hábitos

Habita bordas de florestas, áreas abertas e zonas arbustivas. Segue bandos mistos. Em certas localidades ocorre hibridização com seu congênere, o pica-pau-anão-barrado (Picumnus cirratus).

Distribuição Geográfica

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Sem localização (1)
Registro mais recente: Em Sao Francisco do Sul - 23/04/2013

Curiosidades

Os pés dos pica-paus são grandes e fortes se comparados com os de aves de outras famílias. Os dedos II e III ficam voltados para frente, os I e IV para trás ― estes se dispõem na posição lateral. São características que dão à ave um excelente equilíbrio enquanto procura alimento em troncos verticais e inclinados.

Dados Científicos


Classificação Científica:
 

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae: Leach, 1820
Espécie: P. temminckii
Nome Científico: Picumnus temminckii, Lafresnaye, 1845
Nome em Inglês: Ochre-collared Piculet