Gralha-azul

Videos deste animal     (1)

Sons deste animal

  1. Gralha-azul

Informações do animal

Nome: Gralha-azul
Nome científico: Cyanocorax caeruleus

Característica

Mede aproximadamente 39 centímetros. Possui a cabeça negra e o corpo azul. As fêmeas são um pouco menores. É uma espécie muita inteligente e tem uma comunicação bem complexa.

Alimentação

Come quase tudo que poder engolir, desde sementes, frutos, insetos e pequenos vertebrados até ovos de outros pássaros.

Reprodução

Constrói seu ninho com gravetos, em forma de taça, no alto das árvores, geralmente araucárias, se existentes. A postura é de normalmente quatro ovos de cor verde azulado com manchas claras. A época reprodutiva é entre outubro e março.

Hábitos

Habita o interior e as bordas de florestas. É comum em pinheirais. Vive em grupos de até 15 indivíduos. Esta espécie é disseminadora de sementes. Tem o hábito de estocar alimento, como sementes de pinheiro e pinhões, para posterior alimentação, e acabam esquecendo-as, dando oportunidade de ali surgir uma nova árvore.

 

Distribuição Geográfica

 

Em Itapoa, Reserva Volta Velha, 04 de julho de 2012.

 

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Itapoa (2)
Sem localização (2)
Registro mais recente: Em Itapoa - 19/11/2013

Curiosidades

Ave símbolo da Festa do Pinhão, em Lages (Santa Catarina) e do estado do Paraná. O termo popular “falar como uma gralha” se deve ao fato de esta espécie emitir um som contínuo e por muitas vezes irritante ao avistar um possível predador, espantando outras aves. Isso dificulta até mesmo o trabalho do fotógrafo.

Lenda da gralha azul – Conta-se que a ave tem a missão divina de ajudar na disseminação da araucária (tipo de pinheiro). Durante o outono, bandos de gralhas azuis pegam os pinhões (frutos das araucárias) e os estocam no solo ou em pedaços de árvores apodrecidos no chão. Nesse processo, favorecem o nascimento de novas árvores. Segundo a lenda, a ave era de cor parda e, como recompensa pela sua missão divina, Deus a presenteou com a cor celeste.

 

Dados Científicos

 


Classificação Científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Corvida
Família: Corvidae,  Leach, 1820 C. caeruleus
Nome Científico: Cyanocorax caeruleus(Vieillot, 1818)
Nome em Inglês: Azure Jay