Gralha-azul
Sons deste animal
Informações do animal
Característica
Mede aproximadamente 39 centímetros. Possui a cabeça negra e o corpo azul. As fêmeas são um pouco menores. É uma espécie muita inteligente e tem uma comunicação bem complexa.
Alimentação
Come quase tudo que poder engolir, desde sementes, frutos, insetos e pequenos vertebrados até ovos de outros pássaros.
Reprodução
Constrói seu ninho com gravetos, em forma de taça, no alto das árvores, geralmente araucárias, se existentes. A postura é de normalmente quatro ovos de cor verde azulado com manchas claras. A época reprodutiva é entre outubro e março.
Hábitos
Habita o interior e as bordas de florestas. É comum em pinheirais. Vive em grupos de até 15 indivíduos. Esta espécie é disseminadora de sementes. Tem o hábito de estocar alimento, como sementes de pinheiro e pinhões, para posterior alimentação, e acabam esquecendo-as, dando oportunidade de ali surgir uma nova árvore.
Distribuição Geográfica
Em Itapoa, Reserva Volta Velha, 04 de julho de 2012.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Ave símbolo da Festa do Pinhão, em Lages (Santa Catarina) e do estado do Paraná. O termo popular “falar como uma gralha” se deve ao fato de esta espécie emitir um som contínuo e por muitas vezes irritante ao avistar um possível predador, espantando outras aves. Isso dificulta até mesmo o trabalho do fotógrafo.
Lenda da gralha azul – Conta-se que a ave tem a missão divina de ajudar na disseminação da araucária (tipo de pinheiro). Durante o outono, bandos de gralhas azuis pegam os pinhões (frutos das araucárias) e os estocam no solo ou em pedaços de árvores apodrecidos no chão. Nesse processo, favorecem o nascimento de novas árvores. Segundo a lenda, a ave era de cor parda e, como recompensa pela sua missão divina, Deus a presenteou com a cor celeste.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Corvida
Família: Corvidae, Leach, 1820 C. caeruleus
Nome Científico: Cyanocorax caeruleus(Vieillot, 1818)
Nome em Inglês: Azure Jay
Ocorrências
- Sem localização (3)
- Itapoa (2)
- Urubici (2)
- Sao Joaquim (2)
- Florianopolis (1)