Narceja-de-bico-torto

Informações do animal

Nome: Narceja-de-bico-torto
Nome científico: Nycticryphes semicollaris

Característica

Mede de 19 a 23 cm, pesa de 65 a 86 g. Bicos e pés amarelados; pescoço e peito marrom escuro; o alto da cabeça preto com uma larga faixa mediana e superciliar estreita branca; dorso cinza manchado com nódoas de preto e branco; região escapular com larga faixa branca; barriga branca. As fêmeas podem tender a ser maiores e um pouco mais claras. Os jovens se assemelham muito aos adultos.

Alimentação

Alimenta-se de insetos, larvas, crustáceos, sementes. Procura seu alimento na lama ou em água rasa.

Reprodução

Seu período reprodutivo pode ser de julho a fevereiro comforme as condições locais. Constrói seu ninho no solo que é raso com forma de xícara feito com junco e vegetação local, põe de dois a três ovos. É monogâmico e o casal cuida dos filhotes.

Hábitos

De hábitos sedentários, com alguns movimentos sazonais ditados pelas chuvas. Vive em planícies de terra encharcada, estuários, rios e arroios, é encontrado solitário ou em pequenos grupos. Tem um comportamento principalmente crepuscular.

Distribuição Geográfica

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Sem localização (1)
Registro mais recente: 17/12/2014

Curiosidades

É uma ave muito difícil de ser fotografado, por ser muito rara, seus hábitos e pelo seu comportamento arredio.  Aparece de repente do chão voando rápido como se tivesse assustado, pousa no solo em meio a vegetação logo a frente, em seguida corre abaixadinho mais alguns metros e se esconde. 

Dados Científicos

Reino:  Animalia

Filo: Chordata

Classe:  Aves

Ordem:  Charadriiformes

SubOrdem: Scolopaci

Família:  Rostratulidae, Mathews, 1914
Espécie: N. semicollaris

Nome Científico: Nycticryphes semicollaris, (Vieillot, 1816)
Nome em Inglês: South American Painted-Snipe
 

Ocorrências

  • Sem localização (1)