Narceja-de-bico-torto

Informações do animal

Nome: Narceja-de-bico-torto
Nome científico: Nycticryphes semicollaris

Característica

Mede de 19 a 23 centímetros e pesa de 65 a 86 gramas. Tem bico e pés amarelados, pescoço e peito marrom escuro, o alto da cabeça preto com uma larga faixa mediana e superciliar estreita branca, dorso cinza manchado com nódoas de preto e branco, região escapular com larga faixa branca e barriga branca. A fêmea tender a ser maior e um pouco mais clara. Os jovens se assemelham muito aos adultos.

Alimentação

Insetos, larvas, crustáceos e sementes. Procura seu alimento na lama ou em água rasa.

Reprodução

Seu período reprodutivo pode ser de julho a fevereiro, conforme as condições locais. Seu ninho, construído no solo, é raso e com forma de xícara, feito com junco e vegetação local. Põe de dois a três ovos. É monogâmica e o casal cuida dos filhotes.

Hábitos

Tem hábitos sedentários, com alguns movimentos sazonais ditados pelas chuvas. Vive em planícies de terra encharcada, estuários, rios e arroios. É encontrado solitário ou em pequenos grupos. Tem um comportamento principalmente crepuscular.

Distribuição Geográfica

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Sem localização (2)
Registro mais recente: 21/08/2020

Curiosidades

Observação do autor – É uma ave rara e muito difícil de ser fotografada, principalmente por seus hábitos e pelo seu comportamento arredio. Aparece de repente do chão, voando rápido como se tivesse se assustado, pousa no solo em meio à vegetação mais adiante, corre abaixadinha mais alguns metros e se esconde.

Dados Científicos

Reino:  Animalia

Filo: Chordata

Classe:  Aves

Ordem:  Charadriiformes

SubOrdem: Scolopaci

Família:  Rostratulidae, Mathews, 1914
Espécie: N. semicollaris

Nome Científico: Nycticryphes semicollaris, (Vieillot, 1816)
Nome em Inglês: South American Painted-Snipe
 

Ocorrências

  • Sem localização (2)