Beija-flor-de-veste-preta
Informações do animal
Característica
Mede entre nove e 12 centímetros e pesa de seis a nove gramas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual. A fêmea, de plumagem verde claro, tem uma listra preta que começa na base do bico e se estende até a barriga e faixas brancas nas laterais. O macho tem o peito, a barriga e a garganta pretos e o restante da plumagem verde escuro, com a cauda roxa.
Alimentação
Néctar, principalmente de árvores altas e trepadeiras, mas também de outras flores. Captura insetos voadores pequenos, muitas vezes acima da copa das árvores.
Hábitos
Habita zonas arbustivas e bordas de floresta. Ave comum em todo o território nacional e em quase todo tipo de ecossistema, exceto no interior de matas densas. É uma espécie localmente migratória.
Distribuição Geográfica
Registrada em Camboriú, setembro/2010.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Bebedouros para beija-flores vêm sendo apontados como causa de candidíase na boca dessas aves. No entanto, não há comprovação científica de que beija-flores em liberdade desenvolvam candidíase pelo fato de frequentarem bebedouros com água açucarada. Periodicamente, os bebedouros devem ser limpos e desinfetados.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae, Vigors, 1825
Subfamília: Trochilinae, Vigors, 1825
Espécie: A. nigricollis
Nome Científico: Anthracothorax nigricollis, (Vieillot, 1817)
Nome em Inglês: Black-throated Mango