Tucano-de-bico-preto
Informações do animal
Característica
No Brasil são encontradas três subespécies deste tucano. Em Santa Catarina é encontrada a subespécie Ramphastos vitellinus ariel, que tem como característica morfológica a base da mandíbula de cor amarela e vermelho no contorno dos olhos.
Alimentação
Frutos, insetos, lagartas, pequenos vertebrados como lagartixas, camundongos, ovos e filhotes de outras aves apanhados nos ramos das árvores e nas bromélias.
Reprodução
Nidifica em cavidades de árvores, a cerca de 10 metros do chão, põe de dois a quatro ovos e o período de incubação é de 18 dias.
Hábitos
Vive aos pares ou em pequenos grupos, em áreas florestadas, perto do litoral. É mais encontrado nas matas de baixadas, mas também pode ser encontrado em área montanhosa.
Distribuição Geográfica
Em São Fancisco do Sul , 02 de dezembro de 2012.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
É a ave símbolo do estado do Rio de Janeiro.
Fábula: A onça e o tucano – Conta-se que, certa vez, a onça, querendo dar uma de sabichona, convidou o tucano para jantar em sua casa e fez um delicioso mingau. Mas, para tristeza do bicho, ela espalhou tudo sobre uma pedra e, com a língua, lambia a refeição sem deixar nada para a ave, que, com o bico desajeitado, não pôde comer. O tucano não se deu por vencido e procurou um meio de vingar-se. Passados alguns dias, resolveu retribuir “a gentileza”, convidando a onça para jantar em sua casa. Ele também preparou mingau e o serviu em copos compridos e finos, feitos de bambu. A onça nada comeu, lambendo apenas algum pingo que caía fora do copo. Acabado o jantar, disse o tucano: “Isso, comadre, é para a senhora não querer fazer-se mais sabida do que os outros”. E nunca mais voltaram a se falar.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Ramphastidae, Vigors, 1825
Espécie: R. vitellinus
Nome Científico: Ramphastos vitellinus, Lichtenstein, 1823
Nome em Inglês: Channel-billed Toucan
Mais nomes
tucano-de-peito-amarelo, tucano-pacova, canjo.Ocorrências
- Joinville (1)