Pombinho
Informações do animal
Característica
Mede aproximadamente 35 centímetros Tem o bico fino, curto e avermelhado. A coloração da plumagem é bastante variada.
Alimentação
Come basicamente grãos, mas como se adaptou perfeitamente à vida urbana, alimenta-se também de restos de alimentos humanos.
Reprodução
Constrói seu ninho preferencialmente em construções humanas. Põe dois ovos que são incubados por 16 a 19 dias. Tendo disponibilidade de alimento, reproduz-se o ano inteiro, fazendo até seis posturas por ano. Normalmente é monogâmico.
Hábitos
Vive em grupos e tem hábitos urbanos. É originário da Europa, norte da África, Oriente Médio e Ásia. Foi introduzido no Brasil no século XVI, como animal de estimação e ave doméstica. Adaptou-se bem às cidades em razão da disponibilidade de alimentos e abrigos.
Distribuição Geográfica
Em todo o Estado o ano todo.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Como se alimentam das mais diversas fontes, estas aves podem trazer consigo uma gama de patógenos, comprometendo a saúde da população. Há mais de 57 doenças que elas podem causar, como, por exemplo, criptococose, histoplasmose, salmonella, ornitose, encefalite, dermatites, alergias respiratórias, doença de Newcastle, aspergilose e tuberculose aviária.
Diz uma lenda que o pombo, o doce, o meigo arrulhador namorado, só deve ser visto assado e perto do talher. É índice da prosperidade material do dono. Um índice às avessas porque o Columba domestica multiplica o bando quando o proprietário empobrece e diminui quando o dono enriquece. Já se vê que um grande pombal esvoaçante denuncia miséria próxima para o criador.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae, Leach, 1820
Espécie: C. livia
Nome Científico: Columba livia, Gmelin, 1789
Nome em Inglês: Rock Pigeon