Tachã
Sons deste animal
Informações do animal
Característica
Mede aproximadamente 80 centímetros de altura e pesa em torno de quatro quilos. É cabeçuda e topetuda. Tem coloração pardo-acinzentada escura, com algumas manchas brancas. O pescoço é contornado por uma gola negra realçada por uma segunda penugem branca. A face superior da asa é negra, com grande área branca visível durante o voo, a face inferior da asa é totalmente branca. Região perioftálmica, anel nu ao redor do pescoço (nem sempre visível). As pernas são vermelhas. Apresenta dimorfismo sexual apenas no tamanho: as fêmeas são menores que os machos. As patas são curtas e fortes e os três dedos da frente estão unidos por uma membrana interdigital.
Alimentação
Come folhas de plantas aquáticas, mas complementa sua dieta com insetos e moluscos.
Reprodução
Constrói seu ninho com folhas emaranhadas sobre um arbusto ou árvore pequena, sempre sobre a água. Coloca de dois a sete ovos, chocados durante cerca de 45 dias. Geralmente o macho passa mais tempo chocando os ovos, revezando com a fêmea quando precisa se alimentar, mas nunca deixam o ninho sozinho. Os filhotes saem do ninho logo depois de nascerem ou no dia seguinte.
Distribuição Geográfica
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Ave símbolo do estado do Mato Grosso. É monogâmico e territorialista. Possui um esporão enorme no cotovelo da asa, visível quando está pousado ou quando voa. Apesar de seu peso, consegue pousar na água, nadar e dali levantar voo sem muito esforço. Muitos caçadores não gostam do tachã porque ele dá um alarme quando vê algo estranho e acaba afugentando a caça.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anhimidae, Stejneger, 1885
Espécie: C. torquata
Nome Científico: Chauna torquata, (Oken, 1816)
Nome em Inglês: Southern Screamer