Gavião-carrapateiro
Sons deste animal
Informações do animal
Característica
Mede entre 36 e 45 centímetros e pesa de 315 a 335 gramas. Apresenta dimorfismo sexual. Tem cabeça e corpo esbranquiçados, dorso marrom escuro e faixa negra atrás dos olhos.
Alimentação
Insetos, lagartas, anfíbios, peixes, filhotes de aves, alguns frutos e animais mortos. Também pousa sobre o gado ou cavalos para apanhar parasitas, como o carrapato, que é seu principal alimento.
Reprodução
Seu grande ninho é construído com material vegetal sobre árvores ou palmeiras. Põe entre cinco e sete ovos esbranquiçados, manchados de vermelho. A incubação é realizada pela fêmea e dura entre quatro e oito semanas. Nesse período, o macho se encarrega da alimentação da fêmea, e após o nascimento dos filhotes também. A fêmea alimenta os filhotes.
Hábitos
É encontrado em todo o Brasil. Habita várzeas, áreas abertas e zonas arbustivas com árvores esparsas. Também encontrado com frequência em fazendas de gado e próximo de corpos d’água, retirando carrapatos de capivaras.
Distribuição Geográfica
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Os gaviões-carrapateiros mantêm um tipo de simbiose com os bovinos. Frequentam os pastos e mangueiras (currais para arrebanhar o gado), pousam nos animais para alimentar-se de seus parasitas. Onde há remanescentes florestais, preda parasitas de herbívoros de grande porte, como a anta e os veados. Só que esses animais não são encontrados com facilidade nem em grande número. Assim, pode-se dizer que é uma das poucas espécies que se beneficiam do desmatamento para a formação de pastos e criação de grandes rebanhos, pois quanto mais gado, mais carrapatos. Infelizmente, quando beneficiamos uma espécie, prejudicamos outras.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae, Leach, 1820
Espécie: M. chimachima
Nome Científico:Milvago chimachima,(Vieillot, 1816)
Nome em Inglês:Yellow-headed Caracara
Mais nomes
caracará-branco, caracaraí, caracaratinga, carapinhé, chimango, gavião-pinhé, papa-bicheira, pinhé, pinhém, chimango-branco, chimango-carrapateiro, chimango-do-campo, carrapateiro.Ocorrências
- Sem localização (6)
- Massaranduba (1)
- Rio do Sul (1)
- Jaragua do Sul (1)
- Fraiburgo (1)
- Chapeco (1)
- Curitibanos (1)