Gavião-caboclo
Informações do animal
Característica
Mede entre 46 e 60 centímetros e pesa de 825 gramas a 1,07 quilo. O adulto possui tom de ferrugem, com a plumagem marrom avermelhada, cauda e ponta das asas pretas, bico negro e olho marrom avermelhado. O juvenil difere muito do adulto, como em outros gaviões, e tem as cores mais apagadas.
Alimentação
Grande variedade de pequenos mamíferos, aves, anfíbios, cobras, lagartos e insetos grandes capturados em áreas abertas. Costuma piratear peixes de garças e jaburus em vôo.
Reprodução
De julho a novembro faz seu ninho em árvores de pouca altura, onde a fêmea põe de um a dois ovos brancos. Sua nidificação geralmente ocorre em árvores isoladas ou frondes de palmeiras.
Hábitos
Habita áreas abertas, várzeas e zonas arbustivas com árvores esparsas. É territorialista e defende seu território de caça, afastando os outros gaviões-caboclos. O casal se comunica através de um assobio fino, longo e choroso. Muitas vezes tira proveito de queimadas para caçar. Apanha pequenos vertebrados e insetos fugindo das chamas – razão do nome gavião-fumaça.
Distribuição Geográfica
Em Tijucas, janeiro de 2010.
Em Agua Doce, fevereiro de 2012.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Seu nome deriva do grego heteros (diferente) e spizas (falcão, gavião) e do latim meridies, meridionalis (sul, do sul) ⇒ gavião diferente do sul.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae, Vigors, 1824
Espécie: H. meridionalis
Nome Científico: Heterospizias meridionalis, (Latham, 1790)
Nome em Inglês: Savanna Hawk
Mais nomes
gavião-telha, gavião-fumaça, gavião-casaca-de-couro, gavião-tinga.Ocorrências
- Treze Tilias (3)
- Sem localização (3)
- Agua Doce (3)
- Tijucas (2)
- Passos Maia (2)
- Itajai (2)
- Camboriu (2)
- Campos Novos (1)