Choquinha-lisa
Informações do animal
Característica
Mede de 10 a 12 centímetros e pesa de 12 a 14 gramas. Apresenta dimorfismo sexual. O macho possui a cabeça cinza e a região auricular escura, garganta branca, dorso cinza ou cinza esverdeado, lado ventral amarelo ou branco e coberteira das asas com pontas brancas. A fêmea tem o alto da cabeça marrom-avermelhado, o lado ventral marrom até marrom-esverdeado e o centro da barriga branco.
Alimentação
Captura, abaixo da copa das árvores e nos arbustos, grande variedade de insetos, formigas, borboletas, cupins, larva de besouros e outros pequenos artrópodes.
Reprodução
Constrói seu ninho utilizando fibras vegetais. Com fibras finas como linhas de costurar é feita uma amarração digna de um alfaiate para fixar o ninho entre dois galhos. Depois o ninho é camuflado com líquen para enganar os predadores. Põe de dois a três ovos brancos com pequenas manchas marrons.
Distribuição Geográfica
Em Itapoá, Reserva Volta Velha, 17 de novembro de 2013.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Pela semelhança de tamanho e coloração de plumagem, a fêmea desta espécie pode ser confundida com a fêmea da choquinha-de-peito-pintado (Dysithamnus stictothorax). Distingue-se de seus congêneres pelo desenho escuro em forma de meia-lua nas auriculares.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Order: Passeriformes
SubOrder: Tyranni
Parvorder: Thamnophilida
Family: Thamnophilidae, Swainson, 1824
Subfamily: Thamnophilinae, Swainson, 1824
Espécie: D. mentalis
Nome Científico: Dysithamnus mentalis, (Temminck, 1823)
Nome em Inglês: Plain Antvireo