Pomba-de-bando
Informações do animal
Característica
Mede cerca de 20 a 28 centímetros e pesa em torno de 95 a 125 gramas. Tem o dorso pardo, os olhos são envoltos por uma pele azulada, duas listras negras e pequenas atrás dos olhos, formando como se fossem orelhas, e manchas negras em forma de bolas nas asas. Possui onze subespécies. A que vive nas terras catarinenses é a Zenaida auriculata chrysauchenia (W. Bertoni, 1901).
Reprodução
Constrói seu ninho geralmente sobre arbustos, utilizando gravetos. A postura é de em média dois ovos. O casal compartilha a tarefa de alimentar os filhotes, que se tornam independentes com duas semanas de vida.
Hábitos
Habita bordas de florestas, zonas arbustivas e áreas abertas. Em áreas urbanas tem sido observado o aumento desses indivíduos, que se beneficiam com o desmatamento.
Distribuição Geográfica
Setembro/2010.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
É ave símbolo do estado da Paraíba. No Nordeste do Brasil, em algumas regiões e em períodos de escassez, esta ave representa uma importante fonte de alimentação para populações locais. É muito prolífica e se adapta bem aos ambientes criados pela agricultura e pecuária. Foi o que aconteceu a partir da década de 1970, quando suas populações no interior de São Paulo e Paraná explodiram e foram consideradas pragas pelos agricultores.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae, Leach, 1820
Espécie: Z. auriculata
Nome Científico: Zenaida auriculata, (Des Murs, 1847)
Nome em Inglês: Eared Dove
Mais nomes
pomba-amargosinha, avoante.Ocorrências
- Sem localização (5)
- Vargem Bonita (3)
- Vargeao (1)
- Ponte Serrada (1)
- Itaiopolis (1)
- Riqueza (1)