Batuíra-de-coleira

Videos deste animal     (1)

Informações do animal

Nome: Batuíra-de-coleira
Nome científico: Charadrius collaris
Nomes populares: batuíra-da-costa.

Característica

Mede de 13 a 16 centímetros e pesa cerca de 30gramas. Seu bico é preto e tem 16 milímetros. Possui como característica específica uma coleira negra. Ébrancanas partes inferiores,marromna região dorsal e marrom-avermelhada na nuca.

 

Alimentação

Besouros, larvas, libélulas, formigas, minhocas, caracóis, camarões e sementes capturados caminhando pelo chão.

 

 

Besouros, larvas, libélulas, formigas, minhocas, caracóis, camarões e sementes capturados caminhando pelo chão.

 

Reprodução – Não constrói ninho. A postura,de dois ovos de cor creme com pintas pretas, é feita diretamente na areia. A batuíra-de-coleira é a única ave a procriar em todo o litoral brasileiro.

 

Hábitos – Costuma viver aos pares em ambientes aquáticos como praias, rios, pântanos e banhados, mas também pode aparecer longe da água, nos campos com gramíneas baixas.

 

Curiosidade – Seu nome científico é composto pelas palavras latinas charadrius(pássaro amarelo mencionado na Bíblia Vulgata do final do século 4)e collariscollumcollare(colar do pescoço, colo, pescoço) ⇒pássaro amarelado com colar.

Reprodução

Não constrói ninho. A postura,de dois ovos de cor creme com pintas pretas, é feita diretamente na areia. A batuíra-de-coleira é a única ave a procriar em todo o litoral brasileiro.

 

 

Hábitos

Costuma viver aos pares em ambientes aquáticos como praias, rios, pântanos e banhados, mas também pode aparecer longe da água, nos campos com gramíneas baixas.

 

 

Distribuição Geográfica

Março/2011.

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Registro mais recente: Em Sao Francisco do Sul - 28/05/2013

Curiosidades

Seu nome científico é composto pelas palavras latinas charadrius(pássaro amarelo mencionado na Bíblia Vulgata do final do século 4)e collariscollumcollare(colar do pescoço, colo, pescoço) ⇒pássaro amarelado com colar.

Dados Científicos

Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
SubOrdem: Charadrii
Família:  Charadriidae
Espécie: C. collaris
Nome Científico
Charadrius collaris

Mais nomes

batuíra-da-costa.

Ocorrências