Picapauzinho-verde-carijó
Informações do animal
Característica
Mede de 16 a 18 centímetros. Tem cabeça de cor parda-escura, com o vértice avermelhado no macho e duas linhas brancas no lado da cabeça. As partes superiores são marrom-esverdeadas, barradas de amarelo-esverdeados. O lado dorsal é fortemente barrado de claro e escuro e as partes inferiores são pardacentas, manchadas de preto. Apresenta dimorfismo sexual. O macho apresenta penas avermelhadas no alto da cabeça e a fêmea é levemente salpicada de branco.
Alimentação
Pincipalmente insetos e larvas. Frutas complementam sua dieta.
Reprodução
Constrói seu ninho em ocos de árvores e põe ovos brancos. A atividade de alimentação dos filhotes é compartilhada entre o casal. Repele outras aves que se aproximem do ninho.
Hábitos
Habita o interior e as bordas de florestas, zonas arbustivas e áreas urbanas. Ocasionalmente participa de bandos mistos. Durante todo o ano costuma dormir em tocas.
Distribuição Geográfica
Reserva Estadual Canela Sassafrás.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Seu nome científico deriva do vocábulo venilia [pica-pau → referente ao gênero Venilia (Bonaparte, 1850)] e das palavras gregas órnis, órnithos (ave, pássaro), spilos (pintado, manchado) e gastër (barriga; spilogaster = barriga pintada, barriga manchada) ⇒ ave pica-pau com a barriga pintada.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae, Leach, 1820
Espécie: V. spilogaster
Nome Científico:Veniliornis spilogaster,(Wagler, 1827)
Nome em Inglês:White-spotted Woodpecker
Ocorrências
- Doutor Pedrinho (3)
- Florianopolis (1)
- Joinville (1)