Curió
Informações do animal
Característica
Mede cerca de 12 centímetros e pesa em torno de nove gramas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual. O macho possui cabeça, peito, dorso, asas e cauda negras e região ventral, estendendo-se do peito à região abdominal, acastanhada. O bico é enegrecido e robusto o bastante para abrir sementes. Os pés também são enegrecidos. A fêmea e os imaturos possuem plumagem toda parda.
Alimentação
Principalmente sementes, mas também pequenos frutos e artrópodes, como grilos, besouros, lagartas, larvas e aranhas apanhados entre a vegetação.
Reprodução
Constrói seu ninho em forma de xícara, com materiais vegetais, principalmente gravetos, com postura de em média dois ovos incubados por 14 dias. Com 30 dias de vida os filhotes se tornam independentes e a maturidade sexual é alcançada após 12 meses.
Distribuição Geográfica
Dezembro/2010.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Seu nome, na linguagem indígena, significa “amigo do homem”. Uma pena que o homem não seja propriamente um amigo do curió, pois o caça impiedosamente, comercializa-o e reduz seu habitat natural. Atualmente o curió, assim como muitos outros pássaros brasileiros, encontra-se ameaçado de extinção. A reprodução em cativeiro é bem sucedida, mas ainda assim há criadores que, só visando lucro com a venda, aprisiona os filhotes machos em caixas acústicas, onde o pássaro fica preso por meses, ouvindo dia e noite um CD/DVD com o canto escolhido, que mais agrada os fregueses.
Dados Científicos
Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Emberizidae, Vigors 1825
Espécie: S. angolensis
Nome Científico: Sporophila angolensis, (Linnaeus, 1766)
Nome em Inglês: Chestnut-bellied Seed-Finch
Mais nomes
avinhado, bicudo, papa-, peito-roxo.Ocorrências
- Itaiopolis (3)