Peitica
Informações do animal
Característica
Mede aproximadamente 18 centímetros. É cinza escuro, com plumagem rajada. Pode ser confundido com outros pássaros, como o bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus) e o bem-te-vi-pirata (Legatus leucophaius), pois possui características e hábitos semelhantes. Na base superior da cauda apresenta um tom marrom avermelhado que ajuda na sua identificação.
Reprodução
Seu ninho tem forma de tigela e é feito de fibras vegetais. A incubação dos três a quatro ovos cabe à fêmea e leva de 14 a 16 dias. A alimentação dos filhotes é tarefa do casal. O período reprodutivo é entre outubro e fevereiro.
Hábitos
Vive em locais arborizados, inclusive áreas urbanizadas. Sozinho ou em casal, é fácil de ser observado, pois pousa em locais expostos. Ave migratória, no inverno procura regiões quentes.
Distribuição Geográfica
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Seu nome científico deriva das palavras gregas empis (mosquito) e nomos, nemö (alimentação, consumir, comer) e do termo latino varius (vários, diversos) ⇒ comedor de diversos mosquitos.
Segundo Gilberto Freire, em Casa grande e senzala, alguns grupos indígenas do Brasil consideravam seu canto de mau agouro. Ao ouvir o canto do peitica, eles suspendiam as atividades e retornavam para suas malocas. Ainda hoje, no Nordeste, é comum ouvir-se a expressão “jogar peitica” significando “azarar”.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Tyranni
Parvordem: Tyrannida
Superfamília: Tyrannoidea Vigors, 1825
Família: Tyrannidae, Vigors, 1825
Subfamília: Tyranninae ,Vigors, 1825
Espécie: E. varius
Nome Científico:Empidonomus varius,(Vieillot, 1818)
Nome em Inglês:Variegated Flycatcher
Mais nomes
bem-te-vi-peitica, bem-te-vizinho, maria-é-dia, mosqueteiro-listrado.Ocorrências
- Porto Belo (2)
- Itapiranga (2)
- Joinville (1)
- Itapoa (1)
- Doutor Pedrinho (1)