João-bobo
Sons deste animal
Informações do animal
Característica
Mede de 18 a 22 centímetros e pesa de 48 a 64 gramas. Tem cabeça desproporcional em relação ao corpo, com tons negros e cinza amarronzados, fazendo forte contraste com as áreas brancas ao redor do olho e com o bico de cor avermelhada. A coleira branca da nuca se liga ao tom cinza claro das partes inferiores, em contraste com o dorso amarronzado. A cauda é longa e fina, com uma série de listras finas mais escuras. Pousado, quase não se veem os pequenos pés. Não apresenta dimorfismo sexual aparente.
Alimentação
Insetos capturados no ar e outros artrópodes, como centopeias e escorpiões, além de pequenos vertebrados, como lagartos e pererecas.
Reprodução
Constrói seu ninho em buracos profundos, que cava em barrancos, em solo acidentado ou às vezes mesmo em terreno plano. A fêmea põe geralmente dois a quatro ovos brancos e brilhantes.
Hábitos
Habita bordas de floresta, zonas arbustivas e áreas abertas com vegetação arbórea. É comum encontrá-lo em estradas vicinais, pousados em fios.
Distribuição Geográfica
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Por ser uma ave calma e ter o hábito de ficar imóvel, mesmo com a aproximação de pessoas, acabou levando o nome de joão-bobo, pois os caçadores não encontram dificuldade em caçá-lo.
Mais nomes
dorminhoco, jacuru, joão-tolo, rapaizinho-dos-velhos, tamatiá, capitão-de-bigode.Ocorrências
- Agua Doce (10)
- Itaiopolis (5)
- Belmonte (2)
- Itapiranga (1)
- Ponte Serrada (1)
- Descanso (1)
- Sem localização (1)
- Doutor Pedrinho (1)