Beija-flor-preto
Informações do animal
Característica
Mede entre nove e 13 centímetros e pesa de sete a nove gramas. Não apresenta dimorfismo sexual. Tem a lateral da cauda branca, cortada por uma faixa negra. Quando emite seu canto, a cada nota balança a cauda pausadamente da vertical para a horizontal. Os jovens apresentam uma faixa maxilar castanha.
Alimentação
Principalmente néctar, mas também artrópodes pequenos capturados no ar, na vegetação ou em teias de aranha.
Reprodução
Constrói seu ninho sobre as folhas em forma de tigela, com materiais vegetais. Executam um voo nupcial num ziguezague ascendente em que macho e fêmea fiquem de frente um para o outro.
Hábitos
Habita bordas de floresta, zonas arbustivas e áreas abertas. Frequenta também bananais, matas de araucária, capoeiras, parques e jardins. Costuma banhar-se ao sol, abrindo a cauda e as asas, uma por vez.
Distribuição Geográfica
Os beija-flores só existem nas Américas.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Segundo o folclore brasileiro, o beija-flor anuncia visitas. Os mais bonitos dizem da riqueza do visitante. Os escuros, os pobres e os multicoloridos dizem que o próximo hóspede é socialmente poderoso, com ou sem amplos recursos financeiros. Sua figura no folclore é rica e multiforme (Cascudo, 1960).
*Texto extraído de CASCUDO, Luís da Câmara. Árvores e pássaros no folclore brasileiro. Revista do Livro, ano V, n. 19, p. 55-62. set. 1960, p. 57.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae, Vigors, 1825
Subfamília: Trochilinae, Vigors, 1825
Espécie: F. fusca
Nome Científico: Florisuga fusca, (Vieillot, 1817)
Nome em Inglês: Black Jacobin