Gavião-de-coleira
Informações do animal
Característica
Mede entre 33 e 45 centímetros e pesa de 261 a 400 gramas. O adulto é cinza-azulado por cima e tem coroa cinza, rodeada por sobrancelha branco-suja, “bigode” e linha atrás dos olhos pretos. A garganta é branca, o peito e os lados do pescoço pardos, os flancos e a faixa na barriga pretos com fino barrado branco, o baixo ventre e as coxas ferrugíneos e a cauda preta com faixas brancas finas.
Alimentação
Come pincipalmente insetos e roedores, mas também aves, morcegos e lagartos, perseguidos a partir de um poleiro ou em voo, também caça peneirando. Os casais costumam caçar em cooperação, com a fêmea espantando as presas enquanto o macho as persegue em voo. Uma vez capturada, a fêmea tentar roubar a presa em posse do macho.
Reprodução
Utiliza ninhos de outras aves, onde a fêmea põe seus ovos de cor marrom.
Hábitos
Habita várzeas, áreas abertas e zonas arbustivas com árvores, além de bordas de florestas. É avistado também em redes de eletrificação urbana, próximo aos parques. Prefere o entardecer para as suas caçadas, descansando no período mais quente do dia.
Distribuição Geográfica
Em Camboriú, 12 de março de 2009, em maio de 2010.
Em Tijucas, 04 de agosto de 2012.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Num dos programas de manejo de espécies no Brasil, esta é uma das espécies utilizadas em aeroportos por falcoeiros contratados para capturar e/ou espantar outras aves próximas às pistas de decolagem que possam causar acidentes.
Dados Científicos
Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae,Leach, 1820
Espécie: F. femoralis
Nome Científico:Falco femoralis,Temminck, 1822
Nome em Inglês:Aplomado Falcon