Alegrinho

Videos deste animal     (3)

Informações do animal

Nome: Alegrinho
Nome científico: Serpophaga subcristata

Característica

Mede de nove a 11 centímetros e pesa de seis a sete gramas. Não apresenta dimorfismo sexual. É um pequeno papa-mosca arborícola. Pode ser confundido com o risadinha (Camptostoma obsoletum), só que este é menor que o alegrinho. Outras características são listras superciliares brancas com um fio escuro atrás do olho. Tem barriga amarelada com o peito cinza e duas faixas claras nas asas. Apresenta um topete com penas brancas escondidas pelas demais. Quando excitado, a mancha branca do alto da cabeça se divide em duas partes laterais e se eleva na porção posterior, tornando-a bem evidente.

Alimentação

 

Pequenos artrópodes, como besouros, grilos, aranhas,larvas, lagartas, borboletas e mariposas apanhados entre as folhas, geralmente na copa das árvores.

Reprodução

Constrói seu ninho a um metro do solo, em média, e em forma de tigela.

Hábitos

 Habita a parte alta das bordas de florestas, zonas arbustivas e áreas com árvores. Passa despercebido com facilidade em meio à vegetação por causa do tamanho e da coloração discretos.

Distribuição Geográfica

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Sem localização (1)
Registro mais recente: Em Agua Doce - 26/10/2013

Curiosidades

Curiosidade – Seu nome científico deriva das palavras gregas serphos (mosquito) e phagos (comedor) e dos termos latinos sub (pequena, insuficiente) e cristatuscrista (crista, penacho; subcristata = com pequena crista) ⇒ comedor de mosquitos com pequena crista.

Dados Científicos


Classificação Científica

Reino:  Animalia
Filo:  Chordata
Classe:  Aves
Ordem:  Passeriformes
SubOrdem:  Tyranni
Parvordem:  Tyrannida
Superfamília:  Tyrannoidea
Família:  Tyrannidae
Subfamília:  Elaeniinae
Espécie:  S. subcristata

 

Nome Científico
Serpophaga subcristata

Ocorrências