Beija-flor-dourado
Informações do animal
Característica
Mede de oito a 10,5 centímetros e pesa de quatro a 4,6 gramas. Sua coloração é verde com tons dourados, sob luz adequada para dar iridescência. O papo é levemente alaranjado. Temo bico vermelho com a ponta negra.
Alimentação
Sua dieta é composta por néctar e insetos.
Reprodução
É a fêmea que constrói o ninho, em forma de tigela, feito com palha, paina e teia de aranha, camuflado com liquens.
Hábitos
Esta espécie, localmente migratória, não é comum em Santa Catarina. Habita regiões com mata densa, mas pode ser visto em chácaras, jardins, capoeiras abertas, campos e cerrados.
Distribuição Geográfica
Em Descanso, 15 de junho de 2012.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Seu nome científico tem origem nas palavras gregas hulë (floresta, mata) kharis (beleza), khrusus (ouro, dourado) e ouros, oura (com cauda, cauda) ⇒ beleza da floresta com cauda dourada.
Fábula do beija-flor – Certo dia começou um grande incêndio na floresta e, enquanto todos os bichos corriam apavorados, um pequeno beija-flor ia do rio para o incêndio levando gotinhas de água em seu bico. O vaivém da ave chamou a atenção do leão que, vendo aquilo, perguntou para o beija-flor: ─ O que você está fazendo? Acha que vai conseguir apagar o incêndio sozinho? E o beija-flor respondeu: ─ Eu não sei se vou conseguir, mas estou fazendo a minha parte.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae, Vigors, 1825
Subfamília: Trochilinae, Vigors, 1825
Espécie: H. chrysura
Nome Científico: Hylocharis chrysura, (Shaw, 1812)
Nome em Inglês: Gilded Hummingbird