Dragão
Sons deste animal
Informações do animal
Característica
Mede aproximadamente 24 centímetros. É semelhante ao chopim-do-brejo (Pseudoleistes guirahuro), porém, com o uropígio escuro e não amarelo. Possui os olhos castanho-avermelhados, diferindo também neste aspecto. O marrom da cabeça e do peito tem um claro fundo esverdeado e o amarelo da barriga é invadido pelo marrom dos flancos.
Alimentação
Come sementes, grãos, vários artrópodes, como besouros, aranhas, grilos, gafanhotos, lagartas e larvas apanhados junto aos brejos ou no chão.
Reprodução
A fêmea constrói um ninho em forma de cestinha aberta e funda, bem forrada, no meio de tufos de taboa ou em arbustos sobre o brejo e árvores próximas, a cerca de um metro do chão. A postura é de três a quatro ovos brancos ou rosados com manchas castanhas.
Hábitos
Vive em campos e brejos, áreas agrícolas e pastagens. A espécie é monogâmica e estabelece seu território durante o período reprodutivo. Costuma procurar alimento junto ao solo em grupos de 20 a 40 indivíduos.
Distribuição Geográfica
Paulo-Lopes e Palhoça em setembro de 2010.
Jaguaruna em dezembro de 2011.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Seu nome científico deriva do grego pseudos (falso) e lëistës [ladrão, referente ao gênero Leistes (Vigors, 1825)] e do latim virescens, viresceres (esverdeado, tornar-se verde) ⇒ falso ladrão esverdeado.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Icteridae , Vigors, 1825
Espécie: P. virescens
Nome Científico: Pseudoleistes virescens, (Vieillot, 1819)
Nome em Inglês: Brown-and-yellow Marshbird