Beija-flor-rubi
Informações do animal
Característica
Mede 12 centímetros. Apresenta dimorfismo sexual. O macho é predominantemente verde, com a cauda avermelhada com coloração rubi do papo e o verde cintilante da fronte e peito. A fêmea tem coloração canela na parte de baixo do corpo, cabeça e dorso verdes e na parte de trás dos olhos apresenta manchas brancas.
Reprodução
A fêmea desempenha importante papel na reprodução. Além de pôr dois ovos brancos, é responsável pela alimentação dos filhotes. Ela constrói o ninho em formato de tigela, perfeitamente camuflado com líquens que são entrelaçados com teia de aranha, e no seu interior utiliza material macio para aconchegar seus filhotes.
Hábitos
A fêmea, extremamente territorialista, permite aproximação apenas do macho no período de acasalamento. No local de ocorrência da espécie facilmente é encontrado em pés de ingás em época de floração. Habita a borda e o interior da mata.
Distribuição Geográfica
Em Itapema, 10 de março de 2012.
Em Campo Alegre, setembro de 2012.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
As asas dos beija-flores são diferentes que a das outras aves. Estas têm ossos longos, enquanto as asas do beija-flor têm ossos curtos e flexíveis. Aliadas aos poderosos músculos que as movimentam, permitem que eles realizem voos em todas as direções, tornando-os exímios voadores.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae , Vigors, 1825
Subfamília: Trochilinae , Vigors, 1825
Espécie: C. rubricauda
Nome Científico: Clytolaema rubricauda, (Boddaert, 1783)
Nome em Inglês: Brazilian Ruby
Ocorrências
- Itapema (7)
- Sem localização (4)
- Aguas Mornas (1)