Gaturamo

Videos deste animal     (3)

Informações do animal

Nome: Gaturamo
Nome científico: Euphonia violacea
Nomes populares: gaturamo-verdadeiro, bonito-lindo, gaturamo-imitador, gaturamo-itê, gaipava e guiratã (nomes para a fêmea), guipara e guriatã, guriatã-de-bananeira, tem-tem-de-estrela e tem-tem-verdadeiro.

Característica

Mede entre 10 e 12 centímetros e pesa cerca de 15 gramas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual. A fêmea tem as partes superiores verde-oliváceas e as inferiores amarelo-oliváceas. O macho possui as partes superiores azul-metálicas, uma mancha amarela na testa e as partes inferiores amarelas. É um dos melhores imitadores. Um macho pode, em alguns minutos, reproduzir a voz de 10 até 16 espécies de aves distintas. Tem a capacidade de imitar a vocalização de outras espécies como gaviões, psitacídeos, tucanos e gralhas para despistar possíveis predadores.

Alimentação

Come principalmente pequenos frutos, como erva-de-passarinho, mas também se alimenta de pequenos artrópodes (sobretudo no período reprodutivo), como grilos, besouros, lagartas e larvas apanhados na parte alta das árvores e arbustos.

Reprodução

Constrói seu ninho em cavidades de troncos. Põe em média quatro ovos brancos, salpicados de vermelho, e a incubação dura 15 dias. Pode ter até três ninhadas por temporada. Aos 12 meses atinge a maturidade sexual.

Hábitos

Habita zonas arbustivas com árvores, o interior e as bordas de florestas. Vive em pares ou em pequenos grupos e associa-se frequentemente a bandos mistos de aves.

Distribuição Geográfica

 

Em Balneario Camboriu, 30 de dezembro de 2009.

Em Brusque, 20 de dezembro de 2011.

Em Itapoa, Reserva Volta Grande, 04 de julho de 2012.

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Gaspar (1)
Itapoa (2)
Registro mais recente: Em Brusque - 28/10/2013

Curiosidades

Ave símbolo da cidade de Gaspar em Santa Catarina.

Diz uma lenda que o gaturamo era uma ave que vivia triste porque não sabia cantar, até o dia em que se encantou com o canto de um peixe chamado saguaru. Curioso, aproximou-se do rio, puxou conversa e chorou suas mágoas para o sagauru, que também revelou não ser também tão feliz porque não poderia comer qualquer alimento porque não tinha moela. O gaturamo propôs a ele que daria sua moela se este lhe ensinasse a cantar. Negócio fechado. O gaturamo saiu tão feliz e hoje canta tanto que até imita outras aves.

Dados Científicos

 

Classificação Científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Fringillidae, Leach, 1820
Espécie: E. violacea
Nome Científico:Euphonia violácea,(Linnaeus, 1758)
Nome em Inglês:Violaceous Euphonia
 

Mais nomes

gaturamo-verdadeiro, bonito-lindo, gaturamo-imitador, gaturamo-itê, gaipava e guiratã (nomes para a fêmea), guipara e guriatã, guriatã-de-bananeira, tem-tem-de-estrela e tem-tem-verdadeiro.