Capivara
Informações do animal
Característica
É o maior roedor do mundo, pode pesar até 80 quilos. Comprimento: 1,20 metros em média. Tempo de vida: de 15 a 20 anos em média, sua cor é marrom. Capivara é um nome de origem tupi, que significa comedor de capim (caapii-uara). Os machos adultos possuem uma grande glândula sebácea sobre a cabeça
Alimentação
A capivara é um herbívoro, se alimenta de capim. Em cativeiro aceita milho, mandioca, cana-de-açucar, ração.
Hábitos
As capivaras vivem sempre próxima da água, em grupos familiares, que podem chegar a 20 indivíduos ou mais. Normalmente, o grupo é composto por um macho dominante, várias fêmeas adultas com filhotes e outros machos subordinados. Os machos adultos são facilmente indentificados, eles possuem uma grande glândula sebácea sobre a cabeça, que utilizam para demarcar sua dominância através do cheiro. Quando estão em perigo, as capivaras mergulham dentro d'água e nadam sob a superfície, até escapar. São excelentes nadadoras e podem permanecer submergidas por vários minutos.
Distribuição Geográfica
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
O óleo da capivara é também aproveitado, sendo considerado um exelente remédio, para problemas respiratórios. O couro é usado para canos de botas e calçados e para estofamento de carros, ele possue uma oleosidade natural, não ressecando.A capivara, assim como o cavalo, é um dos hospedeiros preferidos do carrapato-estrela que transmite a febre maculosa. A capivara não desenvolve a doença e, na falta desses hospedeiros, os carrapatos se alimentam de qualquer animal de sangue quente, inclusive o homem. Um hospedeiro infectado fica com a bactéria rickettsia rickettsii no sangue por até três semanas e podem contaminar outros carrapatos.
Dados Científicos
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Caviidae
Género: Hydrochoerus
Espécie: H. hydrochaeris
Nome científico:Hydrochoerus hydrochaeris, (Linnaeus, 1766)
Mais nomes
Hidrochoerus hydrochoerus, capincho, porco-da-água.Ocorrências
- Agua Doce (5)
- Sem localização (2)