Andorinha-do-barranco

Informações do animal

Nome: Andorinha-do-barranco
Nome científico: Riparia riparia, (Linnaeus, 1758)
Nomes populares: andorinha-das-barreiras

Característica

 Mede aproximadamente 12 centímetros. Tem bico preto e pernas castanhas; lado dorsal, asas, cauda e faixa peitoral marrom-cinzentas-claras; garganta e barriga brancas.

Alimentação

 Come insetos capturados em pleno voo.

Reprodução

Atinge a maturidade sexual com um ano. Faz em média duas posturas por ano com quatro a seis ovos que são incubados durante 14 ou 15 dias. Os ninhos ficam no fim de túneis escavados em barrancos. A estação reprodutiva  se estende de maio a julho. As colônias de reprodução, escavadas diretamente no chão ou em barrancos, constituem a característica que mais diferencia esta andorinha dos outros membros da sua família.

Hábitos

 

É uma espécie migratória semicosmopolita, presente na Europa,  na África e nas Américas. Vive em regiões abertas e perto da água. Aparece em Santa Catarina na primavera e  no verão.

Curiosidades

Observação do autor – Uma dica para quem quiser observar e fotografar esta ave: procure bandos de andorinha-de-bando (Hirundo rustica) e tente localizá-la junto a eles. Nunca consegui avistar a andorinha-do-barranco sozinha. Ela sempre está na companhia de outra espécie. Geralmente se consegue avistar apenas um ou dois indivíduos. 

Mais nomes

andorinha-das-barreiras

Ocorrências