Araponga
Sons deste animal
Informações do animal
Característica
Mede aproximadamente 27 centímetros. Apresenta dimorfismo sexual. Os machos adultos são inteiramente brancos, exceto os lados da cabeça e a garganta que são nus. Tem cor verde-acobreada e bico preto. A fêmea adulta tem a parte superior verde-oliva, com a cabeça cinza e a parte inferior amarela com estrias amarelo-esverdeadas, e é menor que o macho. O macho imaturo é semelhante à fêmea.
Alimentação
Come frutos e insetos.
Reprodução
A fêmea constrói o ninho em forma de tigela. A postura é de cerca de dois ovos, o período de incubação de 23 dias e os filhotes saem do ninho com 27 dias de idade.
Distribuição Geográfica
Em Itapoá, Reserva Volta Velha, 16 de novembro de 2013
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
É a ave símbolo do estado de Santa Catarina. Também escolhida como ave símbolo do Uruguai.
Fábula A araponga e a onça – Um dia a onça, a rainha das nossas florestas, ouviu falar que o canto da araponga era mais forte que seu rugido. Vaidosa, ficou indignada e não acreditou naquele boato. Procurou a araponga para resolver aquela situação. Quando a encontrou, logo fez um desafio, de quem seria capaz de emitir um som mais alto para assustar a outra. A araponga topou e, esperta, concentrou-se para escutar o rugido da onça, que estremeceu toda a floresta. Como estava preparada, a araponga nem piscou. E a onça logo desdenhou:─ Se tu não te assustaste com meu urro, não serei eu, a onça pintada, que vai se assustar com o teu cantinho. Então a araponga começou a cantar bem de mansinho. Aquele canto interminável foi dando sono, sono, e a onça adormeceu. Era só o que estava esperando a araponga para soltar um grito bem alto, que deu o maior susto na onça pintada, que saiu correndo, apavorada.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Tyranni
Parvordem: Tyrannida
Superfamília: Cotingoidea , Bonaparte, 1849
Família: Cotingidae, Bonaparte, 1849
Subfamília: Cotinginae , Bonaparte, 1849
Espécie: P. nudicollis
Nome Científico: Procnias nudicollis, (Vieillot, 1817)
Nome em Inglês: Bare-throated Bellbird