Vira-pedras
Informações do animal
Característica
Mede de 21 a 26 centímetros e pesa de 84 a 190 gramas. Não apresenta dimorfismo sexual. Possui coloração preta e branca na cabeça, no pescoço, na garganta e no peito. As partes inferiores são brancas nos adultos e marrons no imaturo. Tem uma faixa branca na asa que lhe confere uma característica marcante e o identifica quando em voo.
Alimentação
Come besouros adultos e larvas, ovos e larvas de mosquitos, caracóis, aranhas, crustáceos, minhocas e peixes pequenos capturados caminhando no chão ou na água rasa. Costuma revirar as pedras na orla marítima à procura de alimentos, sendo assim nomeado de vira-pedras.
Reprodução
Essencialmente migratória, esta espécie inverna na orla costeira de todos os continentes, mas nidifica somente na região ártica.
Hábitos
Habita a costa rochosa e praias da orla marítima. Migrante setentrional, é avistada em Santa Catarina na primavera, no verão e no outono. É avistada tanto em casais como em bandos.
Distribuição Geográfica
Em Jaguaruna, 06 de junho de 2012.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Seu nome deriva do latim harena, arenarius, arenaria (relativo a areia, aquele que habita a areia) e interpres (mensageiro) = mensageiro da areia.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Order: Charadriiformes
SubOrder: Scolopaci
Family: Scolopacidae, Rafinesque, 1815
Espécie: A. interpres
Nome Científico: Arenaria interpres, (Linnaeus, 1758)
Nome em Inglês: Ruddy Turnstone
Mais nomes
maçarico-turco.Ocorrências
- Jaguaruna (7)