Andorinha-do-rio

Informações do animal

Nome: Andorinha-do-rio
Nome científico: Tachycineta leucorrboa

Característica

Mede de 13 a 15 centímetros e pesa de 20 a 21 gramas. A coloração do alto da cabeça e do dorso vai do azul-esverdeado ao azul metálico brilhante. O baixo dorso, o lado ventral e as margens das secundárias internas são brancos; o par externo das retrizes com branco.

Alimentação

 Captura seu alimento voando sobre o espelho d’água, comendo insetos voadores, libélulas, moscas e besouros, cupins e formigas aladas.

 

Reprodução

Nidifica em ocos de troncos caídos ou em rochedos, pondo de três a quatro ovos brancos.

Hábitos

Vive solitária ou aos pares e é eventualmente avistada em pequenos bandos de 12 ou mais indivíduos. No Sul é localmente migratória, não sendo avistada durante o inverno, quando migra para regiões mais quentes ao Norte.

Distribuição Geográfica

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Registro mais recente: Em Ponte Serrada - 10/09/2011

Curiosidades

Curiosidade – Fábula de Esopo (tradução e adaptação de Carlos Pinheiro) – A andorinha e as outras aves: Estavam os homens a semear linho, e, ao vê-los, disse a andorinha aos outros pássaros: — Para nosso mal fazem os homens esta seara, que desta semente nascerá linho, e dele farão redes e laços para nos prenderem. Melhor será destruirmos a linhaça e a erva que dali nascer, para estarmos seguras. As outras aves riram-se muito deste conselho e não quiseram segui-lo. Vendo isto, a andorinha fez as pazes com os homens e foi viver em suas casas. Algum tempo depois, os homens fizeram redes e instrumentos de caça, com os quais apanharam e prenderam todas as outras aves, poupando apenas a andorinha. Moral da história: a andorinha representa o homem prudente, que fica livre de dificuldades se consegue antecipá-las. Os que querem viver a seu gosto, sem ouvirem conselhos nem preverem o mal que está para vir, são caçados e castigados devido à sua ignorância.

 

 

Dados Científicos


Classificação Científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Hirundinidae , Rafinesque, 1815
Espécie: T. albiventer
Nome Científico: Tachycineta albiventer, (Boddaert, 1783)
Nome em Inglês: White-winged Swallow