Beija-flor-rubi

Videos deste animal     (2)

Informações do animal

Nome: Beija-flor-rubi
Nome científico: Clytolaema rubricauda

Característica

Mede 12 centímetros. Apresenta dimorfismo sexual. O macho é predominantemente verde, com a cauda avermelhada com coloração rubi do papo e o verde cintilante da fronte e peito. A fêmea tem coloração canela na parte de baixo do corpo, cabeça e dorso verdes e na parte de trás dos olhos apresenta manchas brancas.

 

 

Alimentação

Néctar produzido por flores e insetos capturados em pleno voo.

 

 

Reprodução

A fêmea desempenha importante papel na reprodução. Além de pôr dois ovos brancos, é responsável pela alimentação dos filhotes. Ela constrói o ninho em formato de tigela, perfeitamente camuflado com líquens que são entrelaçados com teia de aranha, e no seu interior utiliza material macio para aconchegar seus filhotes.

 

 

Hábitos

A fêmea, extremamente territorialista, permite aproximação apenas do macho no período de acasalamento. No local de ocorrência da espécie facilmente é encontrado em pés de ingás em época de floração. Habita a borda e o interior da mata.

 

 

Distribuição Geográfica

 

Em Itapema, 10 de março de 2012.

Em Campo Alegre, setembro de 2012.

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Sem localização (4)
Registro mais recente: Em Aguas Mornas - 19/01/2014

Curiosidades

As asas dos beija-flores são diferentes que a das outras aves. Estas têm ossos longos, enquanto as asas do beija-flor têm ossos curtos e flexíveis. Aliadas aos poderosos músculos que as movimentam, permitem que eles realizem voos em todas as direções, tornando-os exímios voadores.Por se alimentarem de néctar, colaboram com a polinização das flores, carregando nas penas grãos de pólens transferindo-os para outra flor.

Dados Científicos


Classificação Científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae , Vigors, 1825
Subfamília: Trochilinae , Vigors, 1825
Espécie: C. rubricauda
Nome Científico: Clytolaema rubricauda, (Boddaert, 1783)
Nome em Inglês: Brazilian Ruby
 

Ocorrências