Garça-moura
Informações do animal
Característica
Mede de75 a 125 cm. Pesa cerca de 3,2kg. Bico forte e amarelado, face nua cinza-azulada, olhos amarelos; coroa preta, pescoço e peito brancos. Barriga preta contrastando com coxas brancas; asas e costas cinza-azulados. No período reprodutivo as cores ficm mais vivas e as penas da cabeça mais longas Quando saem do ninhal, as aves juvenis possuem a mesma coloração geral dos adultos, embora com menor contraste e sem a listra negra do pescoço ou os lados negros do ventre. . Sua voz é um fortíssimo “rrab (rrab rrab)”, baixo e profundo.
Alimentação
Alimenta-se de peixes, anfíbios, cobras e invertebrados capturados na água, entre a vegetação aquática ou nas proximidades; esporadicamente, pequenas aves e mamíferos vivos ou mortos.
Reprodução
No período reprodutivo encontra-se em ninhais, constroem seu ninho na parte alta das árvores, com postura de geralmente três ovos, incubada pelo casal, que também compartilha as demais atividades relativas à criação da prole.
Hábitos
Vive em ambientes aquáticos, preferencialmente lênticos (água parada) e com vegetação circundante. Costuma viver sozinho, fora do período de reprodução.
Distribuição Geográfica
Em Joinville, 20 abril de 2013.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
É a maior das garças do Brasil, com envergadura de 1,80 m.
Observação do autor: em Laguna presenciei uma garça moura capturando um filhote de jacaré-do-papo-amrelo, infelismente não consegui fazer o registro fotográfico, acho que quando a garça me avistou pensou que eu ia querer um pedaço, saiu voando para longe.
Dados Científicos
Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Ardeidae,Leach, 1820
Espécie: A. cocoi
Nome Científico:Ardea cocoi,Linnaeus, 1766
Nome em Inglês:Cocoi Heron