Cutia
Informações do animal
Característica
A cutia é um mamífero roedor, de pequeno porte, medindo entre 49 e 64 cm, pesa de 1,5 a 2,8kg. Sete espécies de cutias habitam o território brasileiro.As cutias têm apenas vestígio de cauda, extremidades anteriores bem mais curtas que as posteriores, e pés compridos com cinco dedos, sendo três desenvolvidos, Sua coloração é variável entre as espécies. A sua pelagem apresenta um efeito especial, aparentando ser dourada. Cada pelo possui zonas de várias cores, desde branco a castanho escuro. Este efeito de zonagem, comum em muitos outros animais, é causado por uma substância chamada eumelanina, que, durante o crescimento do pelo, é produzida de forma intermitente. A cabeça é um pouco alongada com orelhas relativamente pequenas. Apresenta quatro dentes incisivos longos e curvos.
Alimentação
É onívora, se alimenta de sementes, frutos e casca de árvores, insetos e pequenos vertebrados. Quando a comida é abundante, faz uma coleta cuidadosa, e enterra para utilizar em épocas de excassez .
Reprodução
O período de gestação oscila em torno de 104 dias, com ciclo estral de 30. A quantidade de filhotes por parto varia de 1 a 3, ficando a maioria das fêmeas com 2 filhotes por parto, os quais possuem o corpo totalmente coberto de pêlos, os olhos abertos e se locomovem com facilidade.
Distribuição Geográfica
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
A cutia costuma enterrar o resto do almoço, para comer mais tarde. Essa mania de enterrar as sementes é muito útil à natureza, porque, como a cutia esquece onde enterrou o resto do almoço, as sementes acabam brotando e se tornam árvores, o que faz desse bicho um reflorestador
Dados Científicos
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Dasyproctidae
Género: Dasyprocta
Espécie/Nome Científico: Dasyprocta leporina
Mais nomes
cotiaOcorrências
- Sem localização (1)