Gavião-pombo-pequeno
Informações do animal
Característica
Mede de 43 a 52 centímetros. Sua plumagem tem coloração cinza escuro, quase negro, na região do dorso e nas asas, e algumas coberteiras são margeadas de branco. A cabeça, a nuca e a região do peito e do ventre são de um branco imaculado, enquanto a cauda é curta e branca, com base estreita e faixa anteapical negra.
Alimentação
Come répteis, pequenos mamíferos e pássaros.
Reprodução
Faz o ninho com galhos secos no alto das árvores.
Hábitos
Endêmico da Mata Atlântica, é comumente encontrado nas planícies litorâneas, matas de baixa encosta da Serra do Mar e restingas variando entre o nível do mar e 500 metros de altitude; raramente chega até 900 metros. Pode frequentar matas bem alteradas e plantações. Costuma sobrevoar a pouca altura das florestas.
Distribuição Geográfica
Em Joinville, 18 de fevereiro de 2014.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Esta espécie é fácil de ser confundida com o gavião-pombo-grande (Pseudastur polionotus). O que a diferencia deste é o tamanho, como o nome já diz, e a cauda. O grande tem a cauda curta e branca e no pequeno ela é mais definida, branca, com uma larga faixa negra subterminal e ponta branca.
Em Santa Catarina, seu estado de conservação é considerado “vulnerável”, por causa da destruição de seu habitat natural. Esta espécie precisa de ambientes primários ou pouco modificados. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o tamanho estimado da população não ultrapassa 10 mil indivíduos maduros no Brasil.
Dados Científicos
Classificação Científica: Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Accipitriformes Família:Accipitridae, Vigors, 1824 Espécie: A. lacernulatus Nome Científico: Amadonastur lacernulatus, (Temminck, 1827) Nome em Inglês:White-necked HawkOcorrências
- Joinville (1)
- Sem localização (1)