Galinha-do-mato
Sons deste animal
Informações do animal
Característica
Mede em torno de 18 centímetros e pesa aproximadamente 43,7 gramas. De porte ereto e pernas longas, tem cor marrom por cima, com coroa e nuca de coloração ferrugínea intensão; testa, lados da cabeça, pescoço e peito pretos e barriga cinza-escura. A fêmea é semelhante, mas apresenta pequenas manchas claras na garganta.
Alimentação
Come artrópodes, como aranhas, grilos, centopeias e formigas.
Reprodução
Nidifica no solo ou em ocos de árvores próximos do solo. O ninho tem formato de tigela aberta. O normal é dois ovos por postura.
Hábitos
É uma ave terrícola (caminha pelo chão da floresta). Vive em florestas úmidas, matas de terra firme e de várzea e na Mata Atlântica. É mais ouvida do que vista.
Distribuição Geográfica
Em Itapoá, 22 de outubro de 2013.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
É uma ave muito difícil de ser avistada, e muito mais de ser fotografada. Fiz este comentário com meu mais novo amigo, Edsom F. da Veiga, e minha frustação de ainda não ter conseguido este registro, dias depois, este grande guia residente em Itapoá, consegue fotografa-la na Reserva Volta Velha.
Seu nome cintífico deriva do latim formicarius, formica (formigueiro, formiga) e do francês collier (colar) ⇒ formigueiro com colar.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Tyranni
Parvordem: Furnariida
Superfamília: Furnarioidea , Gray, 1840
Família: Formicariidae , Gray, 1840
Espécie: F. colma
Nome Científico: Formicarius colma, Boddaert, 1783
Nome em Inglês: Rufous-capped Antthrush
Mais nomes
pinto-do-mato-coroado.Ocorrências
- Itapoa (7)