Tucanuçu
Informações do animal
Característica
Mede de 53 a 61 centímetros e pesa de 500 a 860 gramas. Possui enorme bico, que mede cerca de 20 centímetros, de cor alaranjada com uma mancha negra na ponta. Sua plumagem é negra, destacando-se o papo e o uropígio brancos, além do crisso manchado de vermelho. Destaca-se também a área de pele nua de cor laranja ao redor dos olhos e as pálpebras azuis.
Alimentação
Frutos, insetos, lagartas, pererecas, ovos e filhotes de outras aves.
Reprodução
Nidifica em árvores ocas, bota de dois a quatro ovos, que são incubados por período de 16 a 18 dias. O macho costuma alimentar a fêmea na época da reprodução.
Distribuição Geográfica
Em Belmonte, 15 de junho de 2012.
Em Itapiranga, 16,18, 21 de junho de 2012
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Observações do autor – Em Santa Catarina, a única região na qual consegui registrar o tucanuçu foi no oeste, e só nas margens do rio Pepiri, na fronteira com a Argentina. Só nesse lugar, pois, na “santa e bela Catarina”, destruíram toda a mata daquela região e a Argentina preservou uma área enorme, que explora racionalmente, com sustentabilidade. Essa floresta dá condições de sustentar uma grande biodiversidade, inclusive animais já extintos no nosso estado, como o caso da onça pintada. Não contentes ainda em negar essas condições para os seus animais, os catarinenses caçam no outro lado do rio, na Argentina. E quando um mamífero ou ave do outro lado do rio visita o nosso estado, corre o risco de levar um tiro. Foi o caso desse tucano da foto!
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Ramphastidae, Vigors, 1825
Espécie: R. toco
Nome Científico: Ramphastos toco, Statius Muller, 1776
Nome em Inglês: Toco Toucan
Mais nomes
toco, tucano-toco.Ocorrências
- Itapiranga (6)
- Belmonte (4)