Urutau
Informações do animal
Característica
Mede de 35 a 40 centímetros, pesa de 145 a 202 gramas. Tem grandes olhos amarelos com reflexo laranja-vivo e plumagem de coloração marrom-acinzentada. Vocaliza um distinto e descendente “poo-pu-pu-pu...”, principalmente em noites de lua cheia (daí o nome popular).
Alimentação
Insetos como besouros, mariposas, grilos e cigarras capturados em voo, a partir de um poleiro.
Reprodução
Nidifica em cavidades na extremidade de um galho quebrado, onde põe um único ovo salpicado.
Hábitos
Vive em bordas de florestas, áreas abertas e zonas arbustivas. Costuma repousar em mourões de cercas em zonas rurais. Possui hábitos noturnos.
Distribuição Geográfica
Em Balneario Camboriú, março de 2012.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Diz uma lenda que a filha de um cacique guarani se apaixonou por um bravo guerreiro. O cacique não permitia a união dos dois jovens e a moça sofria em silêncio, até o dia em que, desesperada, embrenhou-se na mata. Quando foi achada pelos de sua gente, estava imóvel, feito estátua de pedra. O feiticeiro da tribo foi chamado e, percebendo o que acontecera, aconselhou que somente uma grande dor tiraria a jovem daquele estado. Foi então dito para a indiazinha que o jovem, seu escolhido, acabara de morrer. No mesmo instante, a moça soltou repetidos suspiros chorosos e se transformou em uma ave chamada urutau. E todos que estavam ali se transformaram em árvores, e até hoje, em noites de lua cheia, ouve-se a ave chorando.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Caprimulgiformes
Família:Nyctibiidae
Espécie: N. griseus
Nome Científico: Nyctibius griseus, (Gmelin, 1789)
Nome em Inglês: Common Potoo
Mais nomes
mãe-da-lua.Ocorrências
- Agua Doce (1)