Papagaio-de-peito-roxo
Informações do animal
Característica
Mede aproximadamente 35 centímetros. Não apresenta dimorfismo sexual. Possui plumagem arroxeada no peito, com aspecto escamoso, e uma gola de penas alongadas. Loros, fronte, base do bico, encontro e espelho alar são vermelhos.
Reprodução
A época de reprodução é de agosto a dezembro. Nidifica num tronco oco, onde a fêmea põe dois ovos que são incubados por cerca de 30 dias.
Hábitos
Habita a região do planalto, preferencialmente nos pinheirais. Vive em bandos. A redução das matas de pinhais tem contribuído para a redução da espécie, que se encontra ameaçada de extinção.
Distribuição Geográfica
Registro em novembro de 2011, Doutor Pedrinho
Registro em fevereiro de 2012, Agua Doce.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Para explicar a distribuição geográfica dos índios tupis e guaranis há, segundo suas tradições, a seguinte história: As esposas de dois irmãos disputavam a posse de um papagaio belo e inteligente. Depois de muito tempo de disputas diárias pela ave e não encontrando forma de reconciliação entre as mulheres, os irmãos resolveram separar-se, um (guarani) foi para o Sul e o outro (tupi) foi para o Norte.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae, Rafinesque, 1815
Espécie: A. vinacea
Nome Científico: Amazona vinacea, (Kuhl, 1820)
Nome em Inglês: Vinaceous Parrot
Mais nomes
curraleiro, jureba, jurueba, papagaio-caboclo, papagaio-curraleiro, papagaio-de-coleira, paracuã, peito-roxo, quero-quero, téu-téu e xauá.Ocorrências
- Agua Doce (4)
- Doutor Pedrinho (1)