Catirumbava
Sons deste animal
Informações do animal
Característica
Mede cerca de 18 centímetros. Sua coloração é verde oliva. Tem pernas alaranjadas, olhos marrons ou acinzentados, bico preto e forte, levemente curvado para baixo.
Alimentação
Come frutos e insetos. Forma grandes grupos de caça, misturando-se a bandos mistos, muitas vezes assumindo a liderança, fazendo um verdadeiro pente fino em bromélias, no meio das folhagens e folhas secas penduradas.
Hábitos
Vive no interior e nas bordas de florestas montanas até 1.800 metros de altitude, em grandes grupos, deslocando-se pelo estrato médio e alto, vocalizando muito. Seu bando é percebido de longe pelo barulho que faz. Pode atuar como espécie nuclear em bandos mistos.
Distribuição Geográfica
Em Brusque, setembro de 2010.
Em Camboriu, junho de 2011.
Em São Bento do Sul, outubro de 2011.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Observação do autor – Já observei, mesmo fora do período de acasalamento, no inverno, uma fêmea se exibindo para dois machos e estes entrando em combate feroz, ao ponto de caírem agarrados no solo, disputando a corte da fêmea.
Em outra situação dois espécimes de catirumbava, brigavam pela atenção de um outro, provavelmente uma fêmea, que observava, e parecia que com alguns piados incentivava a disputa, quando decidi que ia filmar o duelo, apareceu do nada um cachorro e abocanhou, larguei tudo e gritei e corri com o cachorro que felizmente largou a ave, que saiu voando, aparentemente sem danos.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae, Cabanis, 1847
Espécie: O. chloricterus
Nome Científico: Orthogonys chloricterus, (Vieillot, 1819)
Nome em Inglês: Olive-green Tanager
Mais nomes
sinhaçu-de-bando.Ocorrências
- Massaranduba (3)
- Camboriu (3)
- Joinville (2)
- Sao Bento do Sul (1)
- Brusque (1)
- Araquari (1)