Tiriva
Informações do animal
Característica
Mede de 24 a 28 centímetros e pesa de 72 a 94 gramas. Tem cor predominante verde, com anel orbital branco e zona auricular pardacenta, garganta e peito escamados, abdômen e face inferior da cauda de cor vermelho. A região perioftálmica é branca, assim como a cara.
Reprodução
Utiliza-se de ocos de paus e cupinzeiros arborícolas para construir seu ninho. A fêmea incuba durante 30 dias cerca de três a cinco ovos que. Os filhotes serão alimentados principalmente pelo macho por 45 dias.
Hábitos
Vive em bandos de cinco a 10 indivíduos. Habita o interior e as bordas de florestas. Com a redução da caça, já esta ficando comum em áreas urbanas de algumas cidades de Santa Catarina.
Distribuição Geográfica
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Quando criança, ganhei uma tiriva que havia sido vítima de um caçador. O tiro feriu sua asa e, mesmo com todo o cuidado, a pobre ave não conseguiu mais voar direito. Vivia solta em um grande pomar e, quando sentia alguma necessidade, ia andando até a cozinha. Com o passar do tempo e muito contato com as pessoas, aprendeu a assobiar para o cachorro e resmungar algo, querendo mandar o cão calar a boca. Viveu muitos anos aparentemente muito feliz em companhia da minha família, que para ela era seu bando.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae, Rafinesque, 1815
Espécie: P. frontalis
Nome Científico: Pyrrhura frontalis, (Vieillot, 1817)
Nome em Inglês: Maroon-bellied Parakeet
Mais nomes
tiriba, tiriba-de-testa-vermelha.Ocorrências
- Brusque (3)
- Urubici (1)
- Sao Joaquim (1)
- Fraiburgo (1)
- Agua Doce (1)