tesourinha-da-mata
Informações do animal
Característica
Mede de 21 a 22 centímetros. Apresenta dimorfismo sexual. O macho tem o alto da cabeça preto com uma mancha central vermelha escura; lados do pescoço brancos, barrados de preto; lado dorsal amarelado, maculado de preto; lado ventral amarelo-esbranquiçado com pintas pretas; cauda comprida bifurcada. A fêmea é semelhante ao macho, mas com o lado ventral mais barrado de preto e somente com o centro da barriga sem barras; garganta menos amarela.
Alimentação
Come artrópodes e pequenos frutos.
Reprodução
Constrói seu ninho em forma de tigela a poucos metros do solo, normalmente em uma forquilha de uma árvore rica de liquens e musgos, material este utilizado para construir seu ninho bem camuflado.
Hábitos
Vive no alto das árvores, no interior da mata e suas bordas entre zero e dois mil metros de altitude. Tem hábitos migratórios.
Distribuição Geográfica
Em Itaiópolis, janeiro de 2011.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Observação do autor – A tesourinha-da-mata é uma ave muito difícil de ser observada. Nidifica em pequenas colônias, em árvores separadas, mas próximas uma da outra (menos de 100 metros). Tem o hábito de retornar ao mesmo lugar onde nidificou no ano anterior.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Tyranni
Parvordem: Tyrannida
Superfamília: Cotingoidea, Bonaparte, 1849
Família: Cotingidae, Bonaparte, 1849
Subfamília: Cotinginae, Bonaparte, 1849
Espécie: P. flavirostris
Nome Científico: Phibalura flavirostris, Vieillot, 1816
Nome em Inglês: Swallow-tailed Cotinga
Ocorrências
- Itaiopolis (6)
- Joinville (1)