Quero-quero
Informações do animal
Característica
Mede de 30 a 40 centímetros e pesa de 280 a 425 gramas. Possui os olhos e as pernas avermelhados, uma mancha negra no peito e uma faixa da mesma cor no meio do rosto. É branco na região da ventral e tem o dorso acinzentado. Seu canto estridente é vocalizado onomatopeicamente: “quero-quero”.
Alimentação
Insetos, minhocas e larvas apanhadas no chão, além de peixes pequenos apanhados em águas rasas e também plantas aquáticas.
Reprodução
Constrói seu ninho no solo, com até quatro ovos manchados de marrom que se camuflam com facilidade em meio à vegetação. É muito agressivo, inclusive com humanos. O período reprodutivo inicia em setembro.
Hábitos
Habita áreas abertas secas ou as margens dos corpos d’água. Costumar reunir-se em casais ou grupos familiares. Os filhotes já crescidos acompanham os pais.
Distribuição Geográfica
Março/2010.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Ave símbolo do estado do Rio Grande do Sul.
O quero-quero dá o alarme quando algum intruso invade seus domínios; de dia ou de noite é assim. É uma ave briguenta que encrenca com qualquer outra espécie, não importa o tamanho. Essa característica faz do quero-quero um excelente “cão” de guarda. Basta ter um gramado próximo da propriedade e não possuir cachorro que a ave faz o seu serviço.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
SubOrdem: Charadrii
Família: Charadriidae, Leach, 1820
Espécie: V. chilensis
Nome Científico: Vanellus chilensis, (Molina, 1782)
Nome em Inglês: Southern Lapwing
Mais nomes
tetéu, téu-téu, ero-ero, terém-terém, espanta-boiada.Ocorrências
- Sem localização (6)
- Itapoa (2)
- Florianopolis (2)
- Joinville (1)
- Porto Belo (1)