Tangará
Informações do animal
Característica
Apresentam dimorfismo sexual apenas quando atingem a maturidade sexual. Quando filhotes/jovens ambos são de cor verde oliva. Aos poucos o macho se diferencia da fêmea apresentado o topo da cabeça vermelha, o peito e parte do dorso na cor azul com as pontas das asas, cauda e parte da cabeça da cor preta.
Reprodução
Constrói seu ninho com material vegetal, em forma de cesta sobre uma forquilha alta, postura de geralmente 2 ovos, incubados pela fêmea por 18 dias. Com 20 dias de vida os filhotes tornam-se independentes.
Hábitos
Habita interior e bordas de florestas. Realiza uma dança pré-nupicial, em que os machos exibem-se em acrobacias aéreas, com o intuito de atrair a fêmea.
Distribuição Geográfica
Camboriú.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Também conhecido como tangará-dançarino.Entre os seus principais hábitos, está a típica dança pré-nupcial, onde os machos se exibem para a fêmea, mostrando sua plumagem, canto, suas acrobacias e resistência. Enfileirando-se vários deles num galho e exibindo-se ante a fêmea, um de cada vez. Depois de executarem o rito, cada um volta ao fim da fila e espera a vez de exibir-se novamente. Um verdadeiro expetaculo.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Tyranni
Parvordem: Tyrannida
Família: Pipridae, Rafinesque, 1815
Subfamília: Ilicurinae, Prum, 1992
Espécie: C. caudata
Nome Científico:Chiroxiphia caudata,(Shaw & Nodder, 1793)
Nome em Inglês:Swallow-tailed Manakin