Saíra-azul
Informações do animal
Característica
Mede de 11 a 13 centímetros e pesa de 15 a 16 gramas. Tem bico afilado, róseo na base, e pernas vermelho-claras. O macho é azul-turquesa com garganta e dorso pretos, enquanto a fêmea é verde com a cabeça azulada.
Alimentação
Come pequenos frutos e néctar, sementes, além de pequenos artópodes, como grilos, lagartas, mariposas, besouros, larvas, borboletas e aranhas capturados entre a vegetação.
Alimenta-se de pequenos frutos e néctar, sementes, além de pequenos artópodes, como grilos, lagartas, mariposas, besouros, larvas, borboletas, aranhas capturados entre a vegetação.
Reprodução
É a fêmea que constrói o ninho, que tem a forma de uma taça profunda, entre as folhas de uma árvore a uma altura de cinco a sete metros do solo. O macho é responsável pela defesa do território contra intrusos. Os dois ou três ovos são esbranquiçados ou branco-esverdeados com manchas cinza-claras e são incubados pela fêmea. Durante esse período ela é, às vezes, alimentada pelo macho. Os filhotes são alimentados pelo casal e permanecem no ninho cerca de 13 dias. O casal tem mais de uma ninhada por temporada.
Hábitos
Vive em casais ou pequenos grupos. Habita o interior e as bordas de florestas e zonas arbustivas com árvores. Frequenta jardins e tratadores, principalmente no inverno, e costuma beber em bebedores de beija-flores.
Distribuição Geográfica
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Na identificação desta espécie, o observador tem que prestar atenção para a coloração das pernas, pois pode se tratar de um saí-de-pernas-pretas (Dacnis nigripes), espécie bastante rara, mas pertencente à fauna catarinense.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae, Cabanis, 1847
Espécie: D. cayana
Nome Científico:Dacnis cayana,(Linnaeus, 1766)
Nome em Inglês:Blue Dacnis