Sabiá-preto
Sons deste animal
Informações do animal
Característica
Apresenta dimorfismo sexual. O macho, além de um pouco menor, mede aproximadamente 20 centímetros e pesa em torno de 64 gramas. Tem patas e bicos amarelos, plumagem preta, com as costas e barriga de coloração cinza. A fêmea pesa em torno de 72 gramas, é marrom-oliváceo nas partes superiores e marrom-amarelado nas partes inferiores.
Reprodução
Atinge a maturidade sexual aos 12 meses. Faz um ninho raso em formato de xícara. Tem de três a quatro ninhadas por temporada. Cada ninhada geralmente tem entre dois e três ovos azulados ou esverdeados com marcas marrom-avermelhadas. O período de incubação é de 13 dias.
Hábitos
Vive solitário ou em casal, em florestas úmidas de altitude. No inverno, essa espécie efetua grandes migrações, principalmente na região do rio Ribeira de Iguape, em Iguape (SP) até à faixa serrana de Santa Catarina, quando a palmeira juçara (Euterpe edulis) frutifica.
Distribuição Geográfica
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Infelizmente, no período migratório, a espécie se torna vítima fácil de caçadores que conseguem capturar grandes quantidades desta ave. Há alguns anos, essas aves eram salgadas e colocadas em caixotes ou barricas para servirem de alimento para a população caiçara ou comercializadas nas feiras e pequenos mercados de Iguape e região.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Turdidae, Rafinesque, 1815
Espécie: T. flavipes
Nome Científico:Turdus flavipes,Vieillot, 1818
Nome em Inglês:Yellow-legged Thrush
Mais nomes
sabiá-una.Ocorrências
- Brusque (2)
- Joinville (1)
- Itapema (1)
- Doutor Pedrinho (1)
- Benedito Novo (1)