Gavião-tesoura
Informações do animal
Característica
Mede de 56 a 66 centímetros e pesa aproximadamente 375 gramas. Sua envergadura pode chegar a 120 centímetros. As fêmeas são maiores que os machos. Tem pernas e pés pequenos. O corpo é delgado, proporcionando uma aparência elegante e garbosa.
Alimentação
Come principalmente insetos capturados no ar ou na copa das árvores, mas também pequenos vertebrados, incluindo morcegos, cobras, lagartos, aves e anfíbios, e eventualmente frutos. Captura e devora insetos em voo. É predador de beija-flores.
Reprodução
Constrói seu ninho com materiais vegetais no alto das árvores, em colônias e em locais afastados. Põe de dois a três ovos esbranquiçados. A incubação dura de 24 a 28 dias. Após seis ou sete semanas os filhotes se tornam independentes. As tarefas de construção do ninho, incubação e alimentação dos filhotes são divididas entre o casal, que costuma ficar junto durante o resto da vida.
Hábitos
Habita florestas e ambientes aquáticos com vegetação. Vive em grupos. É muito ágil e habilidoso durante o voo. É uma espécie emigrante sazonal, muito sociável.
Distribuição Geográfica
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Observação do autor – Fiquei muito surpreso em ver um bando desta ave dar voos rasantes sobre uma árvore de camboatá-vermelho (Cupania vernalis cambess). Colhiam os cachos e se alimentavam dos frutos em pleno voo. Ao conversar com o proprietário do terreno, ele me relatou que anualmente a espécie aparece quando o camboatá frutifica.
O gavião-tesoura é o símbolo do município de Itapema em Santa Catarina. Segundo a linguagem tupi-guarani, Itapema significa ita (pedra) e pema (gavião) = gavião de pedra.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae, Vigors, 1824
Espécie: E. forficatus
Nome Científico:Elanoides forficatus,(Linnaeus, 1758)
Nome em Inglês:Swallow-tailed Kite