Gavião-miúdo

Sons deste animal

  1. Gavião-miúdo

Informações do animal

Nome: Gavião-miúdo
Nome científico: Accipiter striatus
Nomes populares: gaviãozinho.

Característica

O macho mede de 25 a 27 centímetros e pesa de 85 a 125 gramas. A fêmea mede de 28 a 30 centímetros e pesa de 145 a 215 gramas. Tem olho amarelo, face e cochas ferrugíneas, partes superiores de cor cinza-azulado, cauda escura com três a quatro faixas cinza-escuras. Por baixo tem coloração branca com barrado ferrugíneo e crisso branco.

Alimentação

Sua dieta é quase exclusivamente de pequenas aves, mas pode capturar pequenos mamíferos, anfíbios, lagartos e insetos a partir de poleiros.

Reprodução

A postura é de dois a cinco ovos, incubados durante 30 a 35 dias.

Hábitos

Vive solitário ou aos casais em bordas e no interior de florestas. Em geral é silencioso e difícil de ser avistado. No período reprodutivo se torna mais agressivo e com piados altos tenta chamar a atenção do pesquisador para longe do ninho.

Distribuição Geográfica

Em Agua Doce, 10 de outubro de 2013.

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Sem localização (1)
Registro mais recente: 21/08/2020

Curiosidades

Apesar de pequeno, não hesita em atacar uma presa maior.

Observação do autor – Tive a oportunidade de presenciar dois ataques deste gavião em locais diferentes. Um em Brusque, quando observava um bando de canários-da-terra-verdadeiros (Sicalis flaveola) se alimentando de quirera no terreiro de uma propriedade próxima à mata. De repente, a pequena ave de rapina caiu sobre um jovem canário e saiu voando com sua presa nas garras, tão rápido como chegou. O outro foi em Gaspar, na casa de um amigo meu que fica situada entre dois morros com uma vegetação exuberante. Conversávamos quando ouvimos um barulho no mato. Saiu voando apavorada uma jacupemba (Penelope superciliaris) e em sua perseguição um gavião-miúdo. Os dois atravessaram a estrada que divide os dois morros e adentraram a mata. Não pude ver o resultado final do ataque, mas acredito que era muita pretensão do predador.

Dados Científicos

 


Classificação Científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae, Vigors, 1824
Espécie: A. striatus
Nome Científico:Accipiter striatus,Vieillot, 1808
Nome em Inglês:Sharp-shinned Hawk
 

Mais nomes

gaviãozinho.

Ocorrências