Beija-flor-rabo-branco-da-garganta-rajada

Informações do animal

Nome: Beija-flor-rabo-branco-da-garganta-rajada
Nome científico: Phaethornis eurynome

Característica

Mede de 15 a 16 centímetros. Sua garganta é estriada de preto, lembrando escamas. A cabeça é preto-amarronzada com duas faixas, uma superciliar marrom e outra malar negra. O peito tem cor cinza e a barriga, ocre. Seu bico é preto, longo e curvado, com mandíbula amarela. Quando pousado, tem o hábito de balançar o rabo.

 

Alimentação

Néctar e insetos. Durante a primavera e o verão tem predileção pelas floradas das justíceas (Justicia ssp., Acanthaceae), comuns nas encostas de Mata Atlântica.

 

Reprodução

Constrói seu ninho em forma cônica alongada, com material macio como paina e frequentemente revestido com líquen vermelho. Os ovos são incubados durante 17 dias e os filhotes deixam o ninho com 22 ou 23 dias de idade.

 

 

Hábitos

Habita ambientes com mata densa e capoeiras. Em Santa Catarina é mais frequente na encosta Atlântica. Costuma ser avistado trafegando em picadas e estradas abertas nas matas.

 

 

Distribuição Geográfica

 

Em Brusque, Camboriu em julho de 2010.

Em Belmonte, janeiro de 2012.

Curiosidades

Seu nome científico deriva das palavras gregas phaethön, phaö (sol, brilho do sol), ornis (pássaro), eurynome (mãe das graças; na mitologia grega, Eurynome era a mais bela mulher da Arábia, esposa de Orchamus e mãe da igualmente bela Leucothoë) ⇒ pássaro do Sol mãe das graças ou eurynome ⇒ pássaro do Sol.


 

Dados Científicos

 


Classificação Científica:

Reino:  Animalia
Filo:  Chordata
Classe:  Aves
Ordem:  Apodiformes
Família: Trochilidae, Vigors, 1825
Subfamília:  Phaethornithinae, Jardine, 1833
Espécie:  P. eurynome
Nome Científico: Phaethornis eurynome, (Lesson, 1832)
Nome em Inglês: Scale-throated Hermit