Guara

Informações do animal

Nome: Guara
Nomes populares: íbis-escarlate, guará-vermelho, guará-rubro, guará-piranga.

Característica

Mede de 50 a 60 centímetros. Possui bico fino, longo e levemente curvado para baixo. A plumagem é de um colorido vermelho muito forte, por causa de sua alimentação à base do caranguejo chama-maré (Uca maracoani), que possui um pigmento (caroteno) que tinge as plumas. No cativeiro, com a mudança da alimentação, as plumas perdem a cor e ficam com um tom cor-de-rosa apagado.

Alimentação

Sua alimentação é à base de pequenos caranguejos (chama-marés) que possuem pigmento (caroteno) que tingem as plumas.

Reprodução

A reprodução é feita em colônias. Os ninhos são feitos no alto das árvores à beira dos mangues e lamaçais litorâneos. A fêmea põe dois ou três ovos de cor cinza-oliváceo com manchas marrons.

 

Hábitos

O guará forrageia isoladamente ou em pequenos grupos durante a maré baixa. Os imaturos costumam formar grupos separados para forragear. Excepcionalmente, bandos maiores (p. ex.: 50) forrageiam juntos. Com a maré montante, repousam em grupos nas árvores do manguezal, onde não são facilmente vistos entre a folhagem. Reúnem-se ao pôr-do-sol e voam em filas para os locais onde passam a noite.

 

Distribuição Geográfica

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Sem localização (1)
Registro mais recente: 21/08/2020

Curiosidades

Várias localidades na costa brasileira têm nomes de origem indígena associados à presença do guará no passado, como Guaratuba (PR), Guaraqueçaba (PR), Guaratiba (RJ) e Guarapari (ES). No clássico livro de Hans Staden (alemão que foi prisioneiro dos índios Tupinambás por volta de 1550, na região que hoje corresponde a Ubatuba e adjacências, produtor de um dos primeiros relatos escritos da natureza brasileira) existe a descrição das diferentes plumagens dessa ave durante seu ciclo de vida e da importância da espécie na ornamentação dos indígenas que habitavam a Mata Atlântica.

Dados Científicos

Classificação Científica:

 Reino:  Animalia

Filo:  Chordata

Classe:  Aves

Ordem:  Pelecaniformes

Família:  Threskiornithidae,  Poche, 1904

Espécie:  E. ruber

Nome Científico:Eudocimus ruber,(Linnaeus, 1758)

Nome em Inglês:Scarlet Ibis

Mais nomes

íbis-escarlate, guará-vermelho, guará-rubro, guará-piranga.

Ocorrências