Pato-de-crista

Informações do animal

Nome: Pato-de-crista
Nome científico: Sarkidiornis sylvicola
Nomes populares: putrião.

Característica

Mede cerca de 76 centímetros e pesa em torno de dois quilos. Apresenta dimorfismo sexual. O macho é maior e sua plumagem tem um colorido mais vivo, além de possuir uma carúncula sobre o bico e a cabeça sarapintada de preto. Na época da reprodução sua crista aumenta e sua plumagem fica mais colorida.

Alimentação

Onívoro, alimenta-se de quase tudo. Pode comer folhas, brotos, raízes e sementes de gramíneas e de plantas aquáticas, insetos, peixes, crustáceos e moluscos que apanha sobre a água ou através da filtragem da lama do fundo.

Reprodução

Faz o ninho em cavidades de árvores, algumas vezes bem no alto. Põe até 20 ovos que choca por aproximadamente um mês. Os filhotes logo que nascem abandonam o ninho. Sem poder voar, mergulham do alto do ninho para seguir sua mãe.

Hábitos

Habita regiões pantanosas adjacentes a rios e lagos. Costuma voar em fila indiana aos bandos. É localmente frequente em quase todo o país.

Distribuição Geográfica

 

Em Gaspar, 27 de outubro de 2012.

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Gaspar (3)
Registro mais recente: Em Gaspar - 27/10/2012

Curiosidades

Em 2012, conversando com um caçador, descobri que entre Gaspar e Itajaí, em um local que é cultivado com arroz na época da primavera, estavam aparecendo pequenos bandos de patos de três a seis indivíduos. Ele os caçava, mas não os conhecia e nunca os tinha visto antes na região. Pelas características descritas por ele, fiquei surpreso por se tratar do pato-de-crista, uma espécie rara em Santa Catarina. Daí em diante foram só perguntas. Rindo, ele me perguntou se era um interrogatório. Falei a ele que seu conhecimento era importante e ele colaborou. Revelou-me que as fêmeas tinham ovos no seu interior, que seus papos estavam cheios de botões e flores de chapéu-de-couro e que se os donos das arrozeiras soubessem disso provavelmente não deixariam mais ninguém caçar esta espécie.

O chapéu-de-couro (Echinodorus macrophyllum ou Echinodorus grandiflorus), também conhecido pelos nomes de chá-da-campanha, erva-do-brejo e erva-do-pântano, é uma praga na lavoura de arroz.

Dados Científicos


Classificação Científica:
 

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae, Leach, 1820
Subfamília: Anatinae, Leach, 1820
Espécie: S. sylvicola
Nome Científico: Sarkidiornis sylvicola, Ihering & Ihering, 1907
Nome em Inglês: Comb Duck

 

Mais nomes

putrião.

Ocorrências