Carqueja-de-bico-manchado
Informações do animal
Característica
Mede aproximadamente 50 centímetros e pesa de 850 gramas a um quilo. Esta é a maior espécie da família. Distingue-se de seus congêneres pelo bico e escudo frontal amarelados, manchados de vermelho, e por ter as pernas com “ligas vermelhas” semelhantes às do frango-d’água-comum (Gallinula galeata).
Alimentação
Come brotos, algas, sementes, frutos, moluscos, artrópodes e ocasionalmente pequenos vertebrados capturados caminhando sobre a vegetação aquática.
Reprodução
Nidifica da mesma forma que seu congênere, o carqueja-de-bico vermelho [nome científico? Não seria carqueja de-escudo-vermelho?], fazendo seu ninho em plataformas sobre plantas aquáticas e pondo entre dois e oito ovos de tom marrom pálido ou castanho. Seus ovos geralmente são predados por aves de rapina do gênero Circus.
Hábitos
Vive em lagoas com vegetação flutuante, tanto em águas interiores como em águas salobras, sempre aos casais ou em pequenos grupos.
Distribuição Geográfica
Em Jaguaruna, fevereiro de 2012.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Observação do autor – Em Santa Catarina, esta espécie enfrenta problemas referentes ao declínio populacional, como acontece igualmente com o seu congênere, o carqueja-de-bico-amarelo (Fulica leucoptera).
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Rallidae, Rafinesque, 1815
Espécie: F. armillata
Nome Científico: Fulica armillata, Vieillot, 1817
Nome em Inglês: Red-gartered Coot